Project Description
CIRCO EM ALTER, 2007, 2010 e 2011
O Projeto de Circo, Arte e Educação(Circo em Alter) aconteceu na Vila de Alter do Chão/Pará, como resultado da parceria entre os Tapiocas (grupo de artistas e educadores de São Paulo) e do Ponto de Cultura da OCA (grupo de artistas e educadores do Pará). Contemplado pelo Prêmio Carequinha e Interações Estéticas da FUNARTE aconteceu em 3 edições (2007/2008, 2010 e 2011) das quais participei realizando diferentes funções: professora de aéreos, artista e diretora de espetáculo.
As diversas artes circenses, o jogo, a música, o brincar, as relações entre as crianças e a situação ambiental desafiadora da Amazônia, mobilizaram as ações desse projeto. Em 2011 montamos com as crianças o espetáculo Zineira baseado numa lenda amazônica (veja pdf), trazendo um processo de conscientização com relação ao meio ambiente para as crianças por meio de referências da cultura e imaginário locais.
Esse foi um dos projetos mais importantes e desafiadores da minha trajetória, especialmente na última edição, com a montagem do espetáculo Zineira. Desafio e alegria de trabalhar numa comunidade de crianças e adultos que ao longo dos anos, e até hoje, fui me envolvendo afetivamente (cuidado e respeito), trabalhar um conteúdo denso e importante com as crianças e ao mesmo tempo trabalhar o sensível, os diversos tempos de aprendizado e assimilação, trabalhar as técnicas circenses, os conteúdos… As crianças tinham idades variadas e os adultos que faziam parte do processo, a consciência profunda e indignação diante da situação: na época a construção da Usina de Belo Monte e todos os movimentos de resistência das populações locais. Belo Monte como um grande empreendimento desastroso para as comunidades e para o meio ambiente e também como símbolo de uma lógica predatória e agressora dos poderes políticos e econômicos naquela região que perpetuam desde muito tempo até hoje.
Agradeço à Nina Guzzo, aos Tapiocas, Las Cabaças, às crianças e aos adultos envolvidos nesse projeto.
Link para a segunda edição do Circo em Alter – 2010:
http://circoemalter.blogspot.com