Project Description
COLETIVO URUBUS, 2010
entrExtremos – Projeto Árvore em Residência no Parque Nacional da Serra da Capivara – 2010 (edital Arte e Patrimônio MINC – IPHAN)
Em 2010 participei como performer de entrExtremos com o coletivo Urubus. Numa imersão no Parque Nacional da Serra da Capivara onde estão pinturas rupestres brasileiras de grande importância para nosso patrimônio cultural. A residência descontruiu toda uma história da pintura e da arte que eu havia aprendido na faculdade, com referências europeias e distantes.
Foi um divisor de águas ver pinturas rupestres pessoalmente, e alí, no Piauí, no Brasil, foi a primeira vez que isso aconteceu. E não apenas vimos, vivenciamos as pinturas, o parque, a cultura local: dormindo dentro do parque, as vezes em casas de apoio, as vezes em redes preza nas árvores a céu aberto. A pintura corporal era fundamento da residência bem como o contato com as comunidades locais.
Sempre que escrevo sobre esse trabalho parece que falta algo, a idealização de Carolina Pinzan, a radicalidade do Coletivo Urubus, e todo o contorno dado pelos demais participantes, performers, produtores etc foi fundamental para que pudéssemos fazer daquela imersão de tanta intensidade para nós, poesia a ser compartilhada com as populações do entorno.
Para mais informações do projeto e do coletivo Urubus:
http://coletivourubus.blogspot.com/p/arvore-news-entreextremos.html